Quem sou eu

Minha foto
Somos um grupo de criadores, proprietários e amantes da Raça Dogue Alemão. Divulgamos materias sobre saúde, manejo, filhotes, padrão da raça, Dogues Alemães famosos. Tudo oque voce precisa saber sobre esta raça maravilhosa você vai encontrar aqui.

Saúde - Castração

CASTRAÇÃO EM FEMEAS

Abordamos este tema com a Dra Mariana Neuls, médica veterinária especialista em Reprodução Animal. Para compreendermos bem o assunto, Dra Mariana nos explica que a castração em fêmeas, chamada de ovariohisterectomia, é a retirada dos dois ovários e do útero da cadela. Algumas vezes pode ser feito somente a ovariectomia, que seria somente a retirada dos ovários sem retirar o útero. Porém não é indicado,  pois já que o animal vai passar por um processo cirúrgico, o útero também deve ser retirado para evitar futuro problemas nele, como tumores

Dogue Alemão RS:Quais as vantagens em castrar uma fêmea?
Dra. Mariana: A mais importante de todas é que fêmeas não castradas tem pelo menos 4 vezes mais chance de desenvolver tumores mamários que as castradas (isto depende da idade em que foi feita a castração). Fêmeas castradas antes do primeiro cio tem 0,5% de chance de desenvolver tumores mamários, as castradas depois do primeiro cio tem 8,0% e aquelas castradas depois do terceiro cio 26% de chance. Acho que isto já é uma grande vantagem, pois quem quer um animal pet, ou seja, somente para companhia quer que ele viva o máximo de tempo possível, e que não desenvolva tumores mamários (que em cães é o segundo que mais acontece, perdendo somente para os tumores de pele). Algumas outras vantagens são evitar as indesejáveis gestações psicológicas, que alteram o humor da cadela, faz com que elas produzam leite, deixem de comer, fiquem abatidas ... outro problema possível é a infecção uterina que é comum em cadelas mais velhas, porém pode acontecer em cadelas novas também, e isto ocorre porque os níveis hormonais de progesterona são os mesmo numa cadela gestante ou não, e esta progesterona com o tempo vai causando inflamações no útero da cadela até um estágio que as bactérias se aproveitam do ambiente inflamado e fazem uma infecção (que chamados de infecção bacteriana secundária) e isto é uma doença muito grave e fatal se não tratada, além dos tumores ovarianos que só serão visto em um ultra-som que não é exame rotineiro nos nossos pacientes e quando descobertos pode ser tarde demais ...

Dogue Alemão RS: Quando é recomendada?
Dra. Mariana: Na verdade esta cirurgia é SEMPRE indicada para os animais que servirão apenas para companhia, sem objetivo reprodutivo (além do controle populacional). Hoje em dia nos Estados Unidos praticamente 90% dos cães pets  são castrados, pois assim evitamos todos os transtornos de cio nas cadelas assim como os hábitos dos machos de marcar território e cheiro forte de urina, além de tirar aquela atitude de “homenzinho” valente dos machos que querem sempre brigar com outro macho (claro que isto depende da raça). Por isto vemos nos Estados Unidos os parque para cães darem tão certos .. pois os animais são castrados novos, antes da puberdade, então perdem aquele ar de valentões (novamente digo que isto depende da raça do animal e também idade que o animal foi castrado).

Dogue Alemão RS: Quais os tipos de doenças mais comuns em cadelas não-castradas?
Dra. Mariana:As doenças mais comuns que vemos nas fêmeas não castradas são: tumores de mama, tumores em útero e ovários, infecções uterinas.

Dogue Alemão RS: A partir de que idade pode-se castrar uma fêmea?
Dra. Mariana: Tanto a fêmea como o macho podem ser castrados a partir de 2 meses de idade (vai depender um pouco da raça e tamanho do animal). Mas hoje em dia são feitas cirurgias o mais cedo possível.

Dogue Alemão RS: Quais os riscos de fazer?
Dra. Mariana: O risco que teremos em todas as idade é o risco da cirurgia, pois este animal deverá ser anestesiado, e embora existam anestésicos mais seguros, porém nenhum deles é 100% seguro.
Em cadelas que a castração é feita antes do primeiro cio, corresse o risco dela ter o que chamamos de vaginite de filhote, que é alto limitante no momento do primeiro cio. Mas também não é nada prejudicial a cadela. Outra coisa que pode ocorrer independente da idade que se castrar a cadela é a incontinência urinária que pode aparecer em meses ou anos após a cirurgia e acontece pela falta do hormônio estrógeno .... mas isto não está ligado a 100% dos casos de castração, e para isto há tratamento.

Dogue Alemão RS: Cadela castrada fica obesa?
Dra. Mariana: Na verdade o que engorda é comer (a não ser que haja alguma patologias), não é a cirurgia (em alguns animais reduzir 10% a quantidade da ração já ajuda nos que tem tendências da raça a obesidade). Vale lembrar que quando os animais são inteiros (não castrados) eles tem mais alterações no apetite, fêmea durante o cio, ou com gestação psicológica e até mesmo após uma lactação geralmente tem seu apetite diminuido; assim como machos com cadelas no cio por perto também param de comer. Então estes animais acabam controlando o seu peso sozinhos, tendo períodos em que comem mais e outros que comem menos, enquanto que os animais castrados tendem a não ter estas variações e manter o apetite regular.

CASTRAÇÃO EM MACHOS
Dando continuidade em nossa matéria sobre castração em fêmeas, voltamos a consultar a Dra Mariana, agora  sobre a castração nos machos.

Como se chama a cirurgia de castração em machos?
Dra. Mariana: Nos machos a cirurgia é chamada de orquiectomia.

Qual é o procedimento para castração de machos?
Dra. Mariana: ocorre a retirada dos testículos e epidídimo. Não é retirado o saco escrotal, a cirurgia é feita num local entre o pênis e o escroto.

Como é o pós operatório desta cirurgia?
Dra. Mariana: O pós operatório é simples, o animal fica com um colar elizabetano (para impedir que lamba os pontos) e se tudo ocorrer conforme o planejado em 7 dias se retira os pontos e o colar .. e mesmo durante o pós operatório o animalzinho tem uma vida normal .... pede-se apenas que se evite pulos para o sofá nos 2-3 primeiros dias.

Quais as vantagens em castrar um macho?
Dra. Mariana: Bem, nos machos, para aqueles que querem um cãozinho de companhia que não fique marcando território e urinando da geladeira, cadeiras e todos os cantos da casa, nem agarrando as pernas de visitas e almofadinhas que é no mínimo uma situação constrangedora, esta é uma grande vantagem. Eles tendem a ficar mais dóceis, mas sem perder a aptidão para guarda. Com a castração não há riscos de tumores testiculares, e as chances de desenvolver hiperplasia prostática benigna, que é um aumento da próstata provocado pelos efeitos da testosterona são muito menores, problema muitas vezes comum em cães velhos que acabam tendo que ir para uma cirurgia numa idade de maior risco (podem ser tratados, mas o tratamento é indicado somente para cães reprodutores.
É importante lembrar que eles não são seres humanos, não tem o desejo psicológico, agem enlouquecidamente diante de uma fêmea no cio, por uma resposta aos ferormonios e instinto de procriação da espécie.
Quais os tipos de doenças mais comuns em machos não-castradas, e a partir de que idade pode-se castrar um macho?
Dra. Mariana: As enfermidades mais comuns nos machos são os tumores testiculares e alterações prostáticas que são causadas com o tempo pela testosterona. A sintomatologia varia muito para cada uma das doenças e o mais aconselhado são os exames rotineiros (semestrais e anuais) ao seu veterinário
Um macho pode ser castrado a partir dos dois meses de idade, dependendo da raça, mas como nas fêmeas, hoje procura-se fazer a cirurgia o mais cedo possível.

A Dr. Mariana Neuls formou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e fez sua especialização em Reprodução Animal na Animal Clinic Northview,  nos Estados Unidos, para onde viaja anualmente a fim de manter-se atualizada sobre o tema. Além da atuação como clinica, A Dr. Mariana também representa oficialmente e com exclusividade no Brasil o Banco de Sêmen Canino do Brasil (International Canine Sêmen Bank). Além do congelamento de sêmen, a clínica Fertivida realiza o acompanhamento da ovulação e a inseminação artificial, tanto com sêmen fresco (coleta realizada no exato momento da inseminação),  resfriado ou congelado